Pelo menos seis pessoas foram arrastadas por um agueiro na Praia do Castelejo, no concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro, este domingo ao início da tarde, segundo avançou a SIC Notícias. Uma pessoa acabou por morrer, de acordo com o confirmado pelo Notícias ao Minuto junto de fonte da Proteção Civil de Faro.
A vítima mortal, um homem de 27 anos, de nacionalidade alemã, não sobreviveu, após manobras de reanimação, tendo sido declarado o óbito no local pela equipa do helicóptero do INEM.
Uma outra pessoa foi transportada de helicóptero para o Hospital de Portimão. Foi retirada da água em estado inconsciente, tendo-se conseguido estabilizar.
Em declarações à agência Lusa, o Capitão do Porto de Lagos, Conceição Duarte, especificou que a vítima mortal foi retirado inconsciente da água por um dos militares que integram o programa Praia Segura, tripulante da viatura Amarok, do projeto 'SeaWatch'.
Segundo a fonte, o acidente ocorreu quando um grupo de seis pessoas, todas de nacionalidade alemã, foi arrastado para um agueiro, tendo quatro delas saído da água com a ajuda de banhistas e de surfistas, "enquanto duas outras foram retiradas inconscientes da água pelos militares".
"Os dois homens, ambos com cerca de 30 anos, foram assistidos em terra, e, infelizmente, um veio a falecer, tendo o óbito sido declarado no local, enquanto o outro foi reanimado, estabilizado e transportado para o hospital", avançou Conceição Duarte.
O Capitão do Porto de Lagos acrescentou que o acidente ocorreu na praia do Castelejo, uma praia este ano sem vigilância, ao contrário do ano passado, em que tinha nadador-salvador.
Nas operações estiveram envolvidos vários elementos da Autoridade Marítima Nacional, dos bombeiros, da Polícia Marítima, do projeto 'Seawatch' e do Instituto Nacional de Emergência Médica, com vários veículos, uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Sagres e um helicóptero.
[Notícia atualizada às 20h43 com informações da Autoridade Marítima Nacional]