A pandemia da Covid-19 começou a fazer-se sentir no nosso país no passado mês de março e, desde aí, os portugueses tiveram de incluir no seu dia a dia alguns 'rituais'. A etiqueta respiratória, o uso da máscara e a lavagem das mãos tornaram-se mais prementes e a Direção-Geral da Saúde (DGS) ajudou neste campo ao fazer recomendações para nos protegermos contra o vírus. Mas ainda se lembra (mesmo) de tudo o que tem de fazer? Recapitulemos.
Para o ajudar, a Autoridade para a Saúde publicou nas redes sociais, esta quarta-feira, um esquema com os principais 'pilares' de combate ao novo coronavírus.
As medidas gerais contra a Covid-19 são oito. A primeira é a higiene das mãos, com a DGS a aconselhar: "Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use uma solução à base de álcool". Em seguida, como já referido, vem a etiqueta respiratória: "Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, mesmo se tiver máscara".
O uso de máscara, desta forma, toma aqui também um papel fundamental contra a propagação do SARS-Cov-2. "Use a máscara em espaços fechados", reitera a DGS, acrescentando que também deve fazer uso deste equipamento de proteção "em locais abertos quando não for possível manter a distância de segurança".
E se tiver sintomas? O conselho da Autoridade é taxativo: "Não vá trabalhar". "Caso o seu filho tenha sintomas, não o leve à escola" e "evite sair à rua se estiver doente".
Acerca do distanciamento físico, a recomendação é a de sempre. "Mantenha a distência de 1,5 a 2 metros das outras pessoas". E reduza os contactos: "Sempre que possível, limite o número de contactos físicos com outras pessoas", é advogado.
As últimas duas - mas não menos importantes - dicas vão no sentido da necessidade da ventilação dos espaços - "opte pela ventilação natural" - e da limpeza das superfícies - "limpe e desinfete as superfícies com frequência".
Mantenha-se seguro e saudável durante a pandemia da COVID-19. Respeite as medidas de proteção Cuide de si, cuide de todos!#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaudepublica #EstamosOn pic.twitter.com/GovCk0jcSz
— DGS (@DGSaude) September 30, 2020
Se tiver algum dos sintomas associados à Covid-19 (tosse, febre ou dificuldade respiratória), deve ligar para a Linha SNS24 através do número 808 24 24 24.
Recorde-se que o boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, oito vítimas mortais e mais 825 infetados com Covid-19. No total, desde que a pandemia chegou ao país, foram contabilizados 1.971 óbitos e 75.542 casos da doença provocada pelo novo coronavírus.