Na eleição da nova presidente da CCDRC, candidata única ao cargo, participaram 2.420 membros do colégio eleitoral, constituído por 2.836 autarcas dos 77 municípios da região Centro envolvidos no sufrágio.
Segundo os resultados definitivos do ato eleitoral, revelados hoje pela Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), foram registados 416 votos brancos e 95 nulos.
Presidente social-democrata da Câmara de Leiria, entre 1998 e 2009, a economista Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa, de 64 anos, já liderava a CCDRC desde o início do ano.
Nessa data, assumiu o lugar por despacho da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que desempenhava tais funções antes de ingressar no atual Governo de António Costa.
A escolha da líder da CCDRC, com sede em Coimbra, coube a um colégio eleitoral constituído por 2.836 eleitos locais, dos quais 77 são presidentes das câmaras.
Quando Ana Abrunhosa assinou o despacho de nomeação, em 21 de janeiro, Isabel Damasceno exercia o cargo de vogal executiva do Programa Operacional Regional - Centro 2020, área em que trabalhou durante uma década com a atual ministra da tutela.