Covid-19. As "regras simples" neste combate cabem nos dedos de uma mão

O Serviço Nacional de Saúde recordou, esta segunda-feira, os cinco pilares fundamentais na luta contra a propagação do novo coronavírus.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
19/10/2020 20:12 ‧ 19/10/2020 por Notícias Ao Minuto

País

Covid-19

As "regras simples" que devemos ter sempre em mente no combate à propagação do novo coronavírus são cinco e cabem, por isso, nos dedos de uma mão.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) publicou esta segunda-feira uma nova imagem nas redes sociais onde recorda os portugueses dos pilares fundamentais nesta luta. 

"Cuidar de si é cuidar de todos. Lembre-se sempre destas regras simples", começa por informar o SNS

Depois, enumera as medidas: 

  • Distanciamento social; 
  • Uso da máscara; 
  • Etiqueta respitarória
  • Lavagem das mãos; 
  • Uso da Aplicação StayAway Covid.

Se o distanciamento entre pessoas - de cerca de 1,5 a 2 metros -, o uso da máscara - agora também aconselhado no exterior, com bom senso -, a etiqueta respiratória e a lavagem das mãos já faziam parte dos nossos hábitos desde o início da pandemia, a utilização da app é agora uma novidade que está, até, envolta em polémica. 

A obrigatoriedade da app StayAway Covid, proposta pelo Executivo na semana passada, tem levantado dúvidas quanto à sua constitucionalidade e levantado muitas vozes contra a medida, como a Ordem dos Médicos, que considera não existir evidência científica de que a sua utilização contribua para a diminuição da incidência de Covid-19.

De lembrar que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.949 infetados e 17 óbitos relacionados com a Covid-19. Desde que a pandemia chegou ao país, as autoridades contabilizaram 101.860 casos da doença e 2.198 vítimas mortais. O país ultrapassou, assim, esta segunda-feira, a 'barreira' dos 100 mil casos.  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas