Uma baleia-comum com cerca de 13 metros encalhou, na manhã de segunda-feira, na ria de Aveiro. De acordo com a página de Facebook do Projeto Resgate Animais Marinhos - Mamíferos e Tartarugas, além desta organização, deslocou-se também ao local a CRAM - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos.
"Hoje de manhã [segunda-feira] recebemos um alerta de um arrojamento vivo dentro da ria de Aveiro. Trata-se de uma baleia-comum", explicam.
A TVI revela que a descoberta terá sido feita por um grupo de pescadores que aproveitava a maré baixa da ria para a apanha de marisco.
Já ao início da noite, o Projeto deu conta, através do mesmo meio que, no local, "a equipa realizou todos os esforços possíveis para desencalhar o animal, que continuava a tentar arrojar".
"Com a subida da maré, a equipa teve que abandonar o local por motivos de segurança", mas, "nas próximas horas" continuará a monitorizar a situação, pode ler-se na publicação, onde consta ainda um agradecimento à Polícia Marítima de Aveiro e dos Bombeiros Voluntários da Murtosa "pela ajuda".