Dois médicos e um funcionário administrativo do Hospital de Santarém, onde há pelo menos 31 profissionais infetados, terão violado o isolamento obrigatório, denunciou o diretor clínico do hospital à SIC.
De acordo com a denúncia, os dois médicos e funcionário foram vistos em espaço público já depois de saberem que estavam infetados com o novo coronavírus.
Interrogado sobre se o hospital vai avançar com uma denúncia contra os profissionais, Paulo Sintra adiantou que os casos serão reportados à Autoridade de Saúde Local.
Se se confirmar ser verdade a denúncia feita podemos estar perante um crime de desobediência ou mesmo de propagação de doença, que no limite é punível com uma pena de prisão até cinco anos.
De acordo com a atualização feita ao final da manhã de quinta-feira, no Hospital de Santarém, 16 enfermeiros, sete assistentes operacionais, cinco outros profissionais e três médicos tiveram resultado positivo ao SARS-Cov-2, estando os restantes (30 enfermeiros, 16 assistentes operacionais e cinco médicos) em isolamento profilático nas suas residências por terem tido contactos de risco.
Esta quinta-feira, Portugal ultrapassou os três mil casos diários de contágio pelo novo coronavírus, um cenário que já tinha sido antecipado pela ministra da Saúde no final da semana passada. O país contabiliza pelo menos 2.245 mortos associados à Covid-19 em 109.541 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).