Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município, do distrito de Beja, explica que decidiu reativar a linha "com o intuito de estar ainda mais próximo de todos os munícipes ou residentes no concelho que necessitem de apoio".
A linha tinha sido criada em março para apoiar habitantes do concelho com mais de 65 anos e parceiros sociais da autarquia para lhes garantir respostas de apoio social, mas deixou de ser procurada a partir de maio, com o levantamento de medidas de confinamento.
Agora, a reativação da linha direciona-se para apoiar os habitantes do concelho sem suporte familiar e que não possam sair de casa por estarem a cumprir isolamento obrigatório, tenham dificuldades de locomoção ou sejam portadores de doenças crónicas ou autoimunes.
O apoio da linha pode ser acionado através do número de telemóvel 939979181 e a Câmara de Aljustrel, através dos serviços de ação social, irá responder às necessidades dos beneficiários e depois de verificar que não dispõem de suporte familiar.
Segundo o município, o apoio da linha prevê a entrega em casa dos beneficiários de bens alimentares e outros, medicamentos e receitas provenientes do Centro de Saúde e a ajuda direta da Loja Social de Aljustrel.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo o mais recente balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.