"Trata-se de seis utentes e seis profissionais do Serviço de Ortopedia e de nove utentes e oito profissionais de saúde do Serviço de Gastroenterologia, identificados após rastreio", especifica um comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a nota de imprensa, "a maioria dos profissionais e utentes estão assintomáticos, não havendo nenhum profissional internado" e "os utentes positivos já foram colocados em isolamento, mantendo-se os utentes com teste negativo sob vigilância".
De acordo com a administração do CHTV, está a ser cumprido o plano de contingência e, neste momento, "estão a ser identificadas e rastreadas as pessoas que tiveram contacto próximo com os casos positivos".
O CHTV informa ainda que a capacidade de internamento foi alargada e que "de 26 camas de enfermaria para covid-19 passou para 52".
"Está a ser preparada uma outra enfermaria para reforçar as camas covid disponíveis", esclarece o centro hospitalar.
Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), em Viseu, "encontram-se, neste momento, sete internados por covid" e, segundo a administração, a unidade conta "com uma capacidade alargada para 16 camas".
"O CHTV está a implementar todas medidas previstas para salvaguardar a saúde e segurança dos seus profissionais e utentes, bem como para evitar a propagação do vírus", refere o comunicado.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.021 pessoas dos 187.237 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.