"Não estamos em caos de modo nenhum", garante médico do São João

O diretor do serviço de Infecciologia do Hospital de São João reconhece que há uma "carga de trabalho muito grande", mas têm sido mantidos os "níveis adequados quer em enfermaria, quer em cuidados intensivos".

Notícia

© Global Imagens

Filipa Matias Pereira
24/11/2020 08:20 ‧ 24/11/2020 por Filipa Matias Pereira

País

Covid-19

António Sarmento, diretor do serviço de Infecciologia do Hospital de São João, garante que a unidade hospitalar não está num "caos", apesar da "carga de trabalho muito grande".

"Neste momento, nenhum doente Covid deixa de ser tratado, naturalmente. Com esforço e com trabalho coordenado e ordenado - não estamos em caos de modo nenhum, - temos conseguido manter níveis adequados quer em enfermaria, quer em cuidados intensivos", assegurou o especialista em declarações à SIC Notícias.

António Sarmento reconhece uma melhoria significativa, quer em termos de "equipamento", quer de"conhecimento da doença. Há muita coisa que não conhecemos, mas também há muita coisa que já conhecemos e que não conhecíamos há uns meses, nem nós nem ninguém no mundo".

Comparativamente à primeira vaga de Covid-19, o diretor do Serviço de Infecciologia destaca que, na atualidade, há "critérios de medidas de isolamento que foram revistos internacionalmente e que nos permitem dar alta mais rapidamente aos doentes. São critérios seguros", vincou.

Já quanto ao plano de inverno que foi adotado pelas autoridades de saúde, para António Sarmento este deve "ser pensado, visto e revisto".

"É evidente que vamos descobrir que há coisas que não estão perfeitas, que poderão melhorar e é [em relação a] isso que temos de estar atentos e melhorar o que pudermos", reforçou.

Para o clínico, "é difícil" antecipar o futuro porque "não sabemos se a gripe vai ter incidência de outros anos".

Leia Também: AO MINUTO: Portugal em (nova) Emergência; Teste negativo reduz quarentena

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas