Em comunicado, a comissão explica que "de uma forma geral" os utentes infetados "estão assintomáticos ou com sintomatologia muito ligeira", acrescentando que, dos 56 utentes infetados, seis estão hospitalizados.
Desde que o surto foi detetado, em 12 de novembro, registaram-se 13 óbitos. Num universo de 91 funcionários, estão de baixa médica 31, "dos quais 14 têm testes positivos".
No comunicado, que indica haver 24 residentes que não estão infetados, é explicado ainda que os testes vão continuar a ser efetuados na instituição, devendo a próxima testagem ocorrer "no final da próxima semana".
"Atenta a todos os que precisam de ajuda, a SCMP tem estado a reforçar o apoio domiciliário em situações sinalizadas pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), de pessoas que testaram positivo para covid-19 e sem rede de suporte familiar, por forma a serem acauteladas as necessidades urgentes e inadiáveis", lê-se no documento.
"Reiteramos que, graças ao apoio quer das brigadas de intervenção rápida, quer dos recursos humanos cedidos pela Câmara Municipal de Portalegre, a situação tende a estabilizar a curto prazo, também por via do regresso de alguns funcionários que se encontravam em casa por motivos vários", acrescenta a comissão.
A SCMP conta com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre, (IPP) que, através das áreas de enfermagem, psicologia e serviços social, está a colaborar com as equipas da instituição no cuidado de proximidade a residentes, funcionários e famílias.
O surto na SCMP foi detetado em 12 de novembro, tendo sido sinalizados na altura 70 utentes e 20 funcionários infetados.
De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 27 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.
No documento é referido que o distrito regista 519 casos ativos, 729 casos recuperados e 28 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.
A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 245 casos. Seguem-se Nisa, com 48 casos ativos, Elvas (47), Gavião (41), Crato (40), Marvão (21), Arronches (14), Campo Maior (15) e Ponte de Sor, com 10 casos ativos.
Os concelhos de Fronteira e Castelo de Vide apresentam nove casos ativos cada, Avis oito, Alter do Chão sete e Monforte quatro.
O concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.
A ULSNA indica que foram feitos até hoje 30.326 testes de diagnóstico no distrito.
O país contabiliza pelo menos 4.803 mortos associados à covid-19 em 312.553 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).