Segundo Odete Mendes, assim que o surto foi detetado "rapidamente houve intervenção de todas as valências orgânicas e o espaço já foi descontaminado".
O lar tem 55 utentes, dos quais 44 foram infetados pelo SARS-CoV-2, estando na sua maioria "assintomáticos".
Dos 56 funcionários, 27 também testaram positivo. "Há que realçar o sofrimento destes trabalhadores, que querem muito ajudar e sentem culpa por estarem infetados. É terrível ver o seu sofrimento", destacou Odete Mendes.
A responsável da Saúde Pública de Leiria adiantou ainda que a "situação está controlada" e estão a ser testadas de novo todas pessoas, sendo que alguns funcionários já deram negativo.
"Os utentes terão de aguardar 20 dias de isolamento."
Odete Mendes confirmou ainda a infeção de 21 utentes, entre 45, e oito funcionários na Unidade de Cuidados Continuados da Redinha, no concelho de Pombal.
"São números que ainda carecem de ser confirmados, uma vez que estamos a fazer rastreios semanais", explicou.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.612.297 mortos resultantes de mais de 72,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: AO MINUTO: O impacto a longo prazo nos jovens. Sputnik V? 91% de eficácia