A "vacinação contra a Covid-19 terá início no domingo, dia 27". A garantia é do primeiro-ministro, António Costa, através de uma mensagem publicada, esta segunda-feira, no Twitter.
"Tal como previsto", prossegue", "as primeiras vacinas serão administradas a profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com Covid".
A vacinação contra a #COVID19 terá início no domingo, dia 27. Tal como previsto, as primeiras vacinas serão administradas a profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com covid. pic.twitter.com/2ez3IZGF7z
— António Costa (@antoniocostapm) December 21, 2020
De lembrar que o Infarmed já reagiu ao facto de a vacina contra a Covid-19 do consórcio BioNTech/Pfizer ter recebido 'luz verde' da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). O Comité dos Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA "finalizou a avaliação rigorosa da vacina Comirnaty, concluindo que existem dados suficientemente robustos que asseguram a qualidade, segurança e eficácia desta vacina".
Horas depois, também a União Europeia aprovou vacina da Pfizer e da BioNTech. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen mostrou-se "extremamente orgulhosa" pelo facto da primeira vacina para a Covid-19 a ser aprovada na União Europeia "ser um verdadeiro produto da inovação europeia", referindo-se ao trabalho desenvolvido pela BioNTech, uma empresa sediada na Alemanha e que contou com o apoio de fundos europeus ao longo dos anos.
Mais tarde, António Costa recorreu novamente ao twitter para afirmar que esta segunda-feira "é um dia de grande alegria e esperança para a Europa e para todos os Europeus, com a aprovação da vacina, por parte da Agência Europeia do Medicamento, que combaterá a propagação do novo coronavírus no espaço europeu". Ainda assim, sublinhou, "temos de continuar a manter todos os cuidados".
Saúdo esta conquista da ciência e agradeço a todos os investigadores que, a nível global, têm trabalhado para este objetivo. É um grande momento de confiança para todos nós. Porém, temos de continuar a manter todos os cuidados. Proteja-se e proteja os outros. A bem de todos.
— António Costa (@antoniocostapm) December 21, 2020
Ainda de lembrar que o primeiro-ministro foi considerado contacto com exposição de alto risco à Covid-19, ficando em isolamento profilático na Residência Oficial até ao final do período de vigilância ativa de 14 dias, anunciaram as autoridades de saúde. António Costa já estava em isolamento preventivo, após ter estado na quarta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris, com o presidente francês, Emmanuel Macron, que se encontra infetado com o novo coronavírus.
[Notícia atualizada às 21h31]