"O objetivo da melhoria desta atividade de recolha de resíduos visa promover o contributo da população para a resolução dos problemas ambientais que resultam da incorreta deposição destes resíduos", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Oleiros.
A nova rede municipal de recolha de óleos alimentares usados conta com um total de 15 pontos de recolha por todo o concelho de Oleiros, dos quais 13 estão já instalados e em funcionamento.
"Os novos oleões estão equipados com um sistema de monitorização em tempo real, o que permite perceber o real estado de enchimento e a contabilização do número de depósitos inseridos no oleão", lê-se na nota.
O município explica ainda que os sensores aplicados no oleão, "estão ligados em rede móvel, para monitorização, o que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de 'backoffice' para uma melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros".
Os novos equipamentos têm ainda um sistema de identificação e reconhecimento, permitindo a interação com o utilizador, através de uma aplicação para telemóveis.
Ao utilizarem esta aplicação, os cidadãos estão a "contribuir para o controlo do serviço de recolha, ao mesmo tempo que terão acesso a campanhas exclusivas definidas pelo município e pela empresa que vai proceder à recolha, transporte e valorização dos óleos usados, transformando-os em biodiesel", conclui a autarquia.