O secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, esteve, na manhã desta terça-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) a acompanhar o arranque da vacinação no Alentejo.
Aos jornalistas, o governante começou por salientar a importância deste que é o terceiro dia do Plano de Vacinação de Portugal.
"Este é um dia muito importante para o país e muito importante para Évora. Como sabem é o primeiro dia de vacinação nos Cuidados Primários de Saúde. É um motivo de grande satisfação, de grande orgulho", disse.
Questionado sobre a eficácia da vacina para a nova estirpe do vírus, já diagnosticado em vários doentes da ilha da Madeira, Lacerda Sales garantiu que esta está assegurada.
"A vacina [contra a Covid-19] é efetiva também para essa e outras variantes do vírus, com certeza. Portanto, hoje temos é de comemorar este dia, que é um dia de vacinação", frisou.
Já os "incidentes" entre a PSP e a GNR, em Évora, no acompanhamento de vacinas" contra a Covid-19, Lacerda Sales preferiu não comentar, afirmando apenas que estes episódios não devem tirar as atenções do que realmente importa que é a vacinação.
"Como imagina o Governo já abriu um inquérito relativamente a essa matéria, essa matéria é da alçada do Ministério da Administração Interna e, por isso, nãovou comentar [...]. Nenhuma imagem deslustra aquilo que tem sido de facto muito importante neste processo que é a luz ao fundo do túnel e que é a vacina e, neste caso particular, a vacina aos nossos profissionais de saúde. Essa é a imagem que tem de ficar para a história e que eu acho que se deve sobrepor a todas as outras questões", defendeu.
Recorde-se que a TVI noticiou, na segunda-feira à noite, que "um conflito de interesses entre PSP e GNR" terá impedido, durante algum tempo, "a saída" do HESE da carrinha que fazia a distribuição da vacina na região Sul do país, acabando a situação por ser resolvida "com uma escolta partilhada" entre as duas forças da autoridade.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre estes "incidentes" em Évora no acompanhamento das vacinas.
Leia Também: AO MINUTO: Já se vacina no Alentejo; Vacina "efetiva contra nova estirpe"