Dois lares geridos por fundação de Castelo de Vide com 64 infetados
Um surto de covid-19 em dois lares geridos por uma fundação de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, já infetou 64 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.
© Getty Images
País Covid-19
De acordo com o presidente do conselho de administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança, João Palmeiro, no Lar João Gonçalves Palmeiro Novo, que conta com um universo de 75 utentes, estão infetados "51 utentes e quatro trabalhadores".
No Lar do Convento, também gerido pela fundação, estão infetados cinco utentes e quatro trabalhadores.
A Fundação Nossa Senhora da Esperança conta com um universo de 60 trabalhadores que exercem as suas funções nos dois lares.
Em comunicado enviado hoje à Lusa, a fundação explica que o surto foi detetado no sábado, no âmbito da "testagem regular" levada a cabo pela instituição, com a aplicação de testes rápidos antigénio, os "únicos" que estão ao seu alcance.
"Apesar de terem sido colocados todos os utentes em alas e em outras condições de isolamento e ativadas todas as medidas previstas nos planos de contingência, o surto desenvolveu-se de forma extraordinariamente rápida nas últimas 72 horas", relata a instituição.
A Fundação Nossa Senhora da Esperança acrescenta ainda que estão a ser seguidas "todas as recomendações" das autoridades de saúde, que foram de "imediato postas ao corrente" da situação e têm sido "devidamente atualizadas" sobre a evolução da mesma.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com