Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio.
Depois, no mesmo portal é possível cruzar esse resultado com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.
Os concelhos onde Vitorino Silva obteve melhores resultados caracterizam-se também por ter uma percentagem de população com 15 ou mais anos com pelo menos o ensino secundário inferior à média nacional, com os valores a registarem, respetivamente, 24,58% e 30,53%, e um número de estabelecimentos de ensino básico e secundário por cada 10 mil habitantes também mais baixo.
Nos concelhos onde o candidato também conhecido por Tino de Rans recolheu mais votos nas anteriores eleições presidenciais, também os empregadores com pelo menos o ensino secundário são em percentagem inferior (44,28%) à média nacional (53,23%).
É possível verificar ainda o seguinte:
+++ Ambiente +++
Em termos de ambiente, nos concelhos onde Vitorino Silva obteve votação mais elevada o consumo de energia elétrica por habitante é de 4.441,29 KWh, inferior à média de 4620,76 KWh a nível nacional e que as despesas por ambiente (medidas em percentagem das despesas municipais) são também mais baixas, pesando 7,48% contra 8,33% no conjunto do país.
A quantidade de resíduos urbanos recolhidos por habitante e a percentagem dos que são preparados para valorização e reciclagem registam igualmente níveis inferiores aos da média nacional, mas em termos de superfície de áreas protegidas, a percentagem é nestes concelhos de 10,39%, acima da média nacional de 9,91%.
+++ Demografia +++
Nos concelhos onde Vitorino Silva obteve melhores resultados 12,74% da população residente tem menos de 15 anos, valor inferior aos 13,63% da média nacional. Por outro lado, no que diz respeito à população com mais de 65 anos, estes concelhos apresentam um valor inferior (20,35%) ao do conjunto do país (21,99%).
A população estrangeira em percentagem da população residentes é nestes concelhos de 2,39%, menos de metade dos 5,72% quando se olha para o todo nacional. Ainda em termos demográficos, os dados indicam que nestes concelhos os nascimentos fora do casamento (49,38%) e os núcleos de famílias monoparentais (12,91) são inferiores aos da média nacional, onde aqueles valores são de, respetivamente, 56,76% e 15,08%.
+++ Economia e trabalho +++
O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nestes concelhos é de 997,88 euros, inferior ao valor médio registado no país, de 1.168,42, e o poder de compra per capita é também inferior à média nacional.
Nos concelhos onde Vitorino teve votação mais elevada a produtividade aparente do trabalho das empresas está também abaixo da média nacional e o número de pessoas que trabalha na administração pública local é igualmente inferior: por cada mil habitantes, 11,01 trabalham neste setor, contra 12,40 trabalhadores a nível nacional.
+++ Sociedade +++
A percentagem de beneficiários do Rendimento Social de Inserção nos concelhos onde Vitorino Silva teve melhores resultados é de 2,75%, inferior aos 3,03% de média nacional e o número de crimes registados pelas policias é de 256,47 por 10 mil habitantes, abaixo da média nacional de 314,61.
Por outro lado, os dados mostram ainda que a disparidade no ganho médio mensal entre os níveis de habilitação é de 23,95%, contra 26,15% a nível nacional, sendo também mais baixa do que a média nacional na disparidade no ganho médio mensal entre sexos: 8,56% contra 9,46%.
Vitorino obteve ainda melhores resultados nos concelhos com menos população e onde o número de médicos por mil habitantes é de 3,43, contra 5,39 a nível nacional.