Fonte da Proteção Civil de Castro Verde revelou à agência Lusa que o surto nesta comunidade de moradores foi detetado após "duas crianças da mesma família" terem tido resultado positivo nos testes à covid-19, realizados na passada semana, na escola que ambas frequentam.
Na sequência destes dois casos, a Autoridade de Saúde de Castro Verde determinou a testagem, no sábado, das cerca de 50 pessoas residentes nesta zona da vila, tendo sido verificado que mais 15 moradores estão infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
Em articulação com a GNR, a Câmara de Castro Verde "estabeleceu um plano para assegurar a fiscalização do rigoroso confinamento daquela comunidade", adiantou a fonte.
No local, indicou, estão militares da GNR "em permanência", a controlar os acessos.
Em paralelo, os serviços de ação social do município alentejano estão a dar apoio aos residentes no Rossio do Santo, através do programa "Fique em Casa, Nós Vamos por Si".
Este serviço assegura "a entrega de bens alimentares, medicação e outros produtos essenciais às famílias que necessitem", explicou.
O boletim epidemiológico da covid-19 no concelho de Castro Verde, divulgado hoje pela câmara municipal, contabiliza 66 casos ativos confirmados e dois óbitos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos,2.140.687mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram11.012pessoas dos653.878casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: Dois idosos já morreram no surto do lar da Misericórdia de Redondo