Embarca de Lisboa para os Açores com teste positivo. ARS participa crime

Autoridade Regional de Saúde sublinha que o homem, natural do Faial, estava "consciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo no momento do embarque".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
26/01/2021 21:43 ‧ 26/01/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

O Diretor Regional da Saúde, e cumulativamente a Autoridade Regional de Saúde, participou, esta terça-feira, ao Ministério Público a prática de um crime de propagação da Covid-19 por parte de um cidadão natural do Faial.

Em comunicado, o Governo dos Açores explica que o suspeito embarcou em Lisboa, com destino à Horta no voo S4 141, da Azores Airlines. Para embarcar, o homem apresentou um teste com resultado positivo ao vírus Sars-Cov-2, "contrariando a obrigatoriedade de teste negativo, para viagem com destino à Região Autónoma dos Açores".

De acordo com o Governo Regional, "mesmo com a possibilidade de ter existido falha no controle no Aeroporto de Lisboa, o passageiro apresentou um teste com resultado positivo e não qualquer outro que permitisse o cumprimento das regras em vigor para a realização desta viagem".

Recordando que o homem realizou o teste no Continente, "consciente da obrigatoriedade da apresentação do mesmo no momento do embarque", a Autoridade Regional de Saúde decidiu avançar, assim, com a queixa, "com base na argumentação da propagação de doença contagiosa".

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 291 mortes pela Covid-19 (um novo recorde) e mais 10.765 novas infeções. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico revelado, esta terça-feira, pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Desde o início da pandemia o nosso país já somou 11.012 óbitos e 653.878 casos confirmados.

Leia Também: AO MINUTO: Amadora-Sintra com falha de oxigénio, doentes transferidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas