Lamego acolhe centro de apoio ao Serviço Nacional de Saúde

A Câmara Municipal de Lamego anunciou hoje que cedeu instalações e apoio logístico para a criação de um centro de vigilância ativa, já em funcionamento, com enfermeiros e técnicos, de apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Notícia

© REUTERS/Eric Gaillard

Lusa
30/01/2021 17:21 ‧ 30/01/2021 por Lusa

País

Covid-19

"O Município de Lamego reforçou a sua nova missão de combate à covid-19, com a cedência de instalações e apoio logístico que permitiu a criação de um Centro de Vigilância Ativa nesta cidade", adianta um comunicado da autarquia.

Segundo a nota de imprensa, este centro, "já em pleno funcionamento, está a apoiar o Serviço Nacional de Saúde na realização de rastreios de contactos de risco de doentes", nomeadamente os cidadãos que se encontram em isolamento profilático.

O novo serviço funciona junto do Centro Multiusos de Lamego e foi criado em parceria com os municípios vizinhos de Tarouca e Armamar, também a norte do distrito de Viseu, e com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Sul.

"Quem faz esta vigilância junto dos cidadãos que se encontram em isolamento, por terem tido contacto com pessoas infetadas pelo vírus, são enfermeiros afetos ao ACES Douro Sul e técnicos das três autarquias que o centro abrange", adianta a autarquia lamecense.

Entre as tarefas destes operadores, "está a vigilância de qualquer sintoma, o reforço das recomendações" da Direção-Geral da Saúde (DGS) e também "disponibilizam códigos aos utentes para fazerem testes de despiste" aos SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

"Esta plataforma de apoio ao SNS visa felicitar os técnicos que realizam aqui centenas de chamadas por dia para fazer inquéritos epidemiológicos, com o objetivo de mitigar o risco de contágio", justifica o comunicado de imprensa.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: 5 mil mortes em 30 dias. Funcionários de pastelaria vacinados?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas