Marta Temido está, neste momento, no aeroporto do Figo Maduro, em Lisboa, onde recebeu a equipa de especialistas alemães que esta quarta-feira chegou ao nosso país para ajudar no combate à Covid-19. Começando por recordar que "houve diversos países que manifestaram a sua disponibilidade para colaborar", a ministra da Saúde sublinhou que "o SNS e as outras instituições do sistema de Saúde português continuam, neste momento, a fazer um esforço de alargamento da sua resposta em cuidados críticos".
Esta resposta "permite-nos garantir o funcionamento autónomo de mais uma unidade, que existia em termos de infraestruturas e que não era possível abrir por falta de recursos humanos".
De recordar que a equipa de médicos alemães vai para o Hospital da Luz, em Lisboa. Esta decisão, tomada na terça-feira à noite, acrescenta o canal, justifica-se com o facto de este ser "o único hospital que conseguia, de forma rápida, receber os 26 elementos destacados pela Alemanha", avançou a SIC Notícias.
Europa steht zusammen. Bewährte Kooperation zwischen @SanDstBw und @Team_Luftwaffe Im Kampf gegen #Corona. Schnelle Hilfe mit Personal und Material nach Portugal. Unser Inspekteur begleitet @InspekteurSan auf seinem Weg nach Lissabon. #FürEuchgemeinsamstark @bundeswehrInfo pic.twitter.com/DPLKTZCM8z
— Team_Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) February 3, 2021
O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou a 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, e foi agora concretizado com uma equipa constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos. São ainda transportados 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.
De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário".
Leia Também: Covid-19. Médicos alemães vão para o Hospital da Luz