Afinal ajuda da Áustria a Portugal ainda está a ser "ponderada"

Governo emitiu um esclarecimento sobre a situação.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
05/02/2021 18:24 ‧ 05/02/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

O Governo português salientou, ao final da tarde desta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, que a ajuda disponibilizada pela Áustria, no combate à pandemia da Covid-19, ainda está a ser analisada, ao contrário do que foi anunciado, hoje, pelo chanceler austríaco, Sebastian Kurz.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o ministério da Saúde esclareceu que, na semana passada, foram estabelecidos “contactos ao mais alto nível entre Chefes de Governo”, entre os quais com a Áustria, tendo em vista o apoio ao combate à pandemia em Portugal.

Nesse contexto, o Governo austríaco disponibilizou capacidade para tratamento de 10 doentes de Cuidados Intensivos em diversos hospitais do país, uma proposta de ajuda que, segundo o ministério da Saúde português, “foi encaminhada para ponderação pela Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19" e para a qual ainda não há resposta.

Apesar de frisar que "esta opção constitui um apoio que poderá ser fundamental num momento em que Portugal enfrenta ainda uma elevada pressão sobre os hospitais", o Governo português sublinhou, na mesma nota, que estes "são gestos importantes de solidariedade europeia, mas simbólicos na batalha da pandemia".

"Houve várias ofertas, estando todas as hipóteses a ser consideradas no sentido de continuar a assegurar os cuidados de saúde aos portugueses", argumentou ainda o ministério.

Recorde-se que, ao início da tarde de hoje, o Governo austríaco anunciou que vai acolher 10 pacientes portugueses - cinco deles com infeções graves por coronavírus e cinco com outras doenças ou operações pendentes - para ajudar a "salvar vidas humanas".

Leia Também: Covid-19. Áustria anuncia que vai acolher 10 pacientes portugueses

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas