Hospital de campanha de Portimão acolheu 170 doentes no primeiro mês

O hospital de campanha de apoio ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) instalado em Portimão para doentes com covid-19 recebeu no primeiro mês de funcionamento um total de 170 doentes, foi hoje anunciado.

Notícia

© Reuters

Lusa
10/02/2021 19:38 ‧ 10/02/2021 por Lusa

País

Covid-19

Instalada no pavilhão multiusos Portimão Arena, a estrutura entrou em funcionamento em 10 de janeiro, tendo recebido até agora 170 doentes, 105 dos quais vindos de hospitais de outras regiões, avançou o CHUA em comunicado.

De acordo com os dados avançados por aquele centro hospitalar, durante este período, 126 doentes tiveram alta e 22 foram transferidos para os hospitais do Algarve.

O balanço da atividade é "extremamente positivo", tendo em conta o apoio que a estrutura de retaguarda prestou à população algarvia e aos grandes hospitais que transferiram doentes para o Algarve, prossegue a nota.

Gerida em parceria pelo CHUA, a Proteção Civil e a Câmara de Portimão, a enfermaria de apoio instalada naquele pavilhão municipal foi equipada para tratar doentes com covid-19, com uma capacidade inicial de 100 camas de internamento.

A presidente do conselho de administração do CHUA, Ana Castro, citada na nota, refere que o funcionamento da estrutura com "o empenho diário, as horas a mais e o esforço adicional dos profissionais, demonstra que o Algarve não são só praias para turismo".

"Mostrámos (...) que quando o país precisou, nós não falhámos, estivemos lá e estaremos sempre, assim nos deem capacidade para o fazer", destacou aquela responsável, que é simultaneamente a coordenadora da estrutura.

Ana Castro acrescentou que "nem os constrangimentos físicos do espaço ou a equipa reduzida para o número de utentes que recebeu foram fatores impeditivos para os profissionais se orgulharem da capacidade de resposta dada".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Variante brasileira chega a Lisboa; Testes? Novos critérios

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas