As forças armadas alemãs vão permanecer em Portugal, a ajudar na luta contra a pandemia da Covid.19, durante mais seis semanas.
O anúncio foi feito pela ministra da Defesa alemã , esta sexta-feira.
"As forças armadas alemãs vão apoiar Portugal na luta contra o novo coronavírus durante mais seis semanas", disse Annegret Kramp-Karrenbauer ao jornal Funke, citado pela agência Reuters.
"Permanecemos juntos na Europa para ajudar aqueles que mais precisam", acrescentou.
A equipa de militares alemães chegou a Portugal no passado dia 3 de fevereiro. O avião que a transportava aterrou às 14h10, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, e esta foi recebida pelos ministros portugueses da Defesa, João Gomes Cravinho, e da Saúde, Marta Temido, que agradeceram a disponibilidade de Berlim.
A equipa, constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, seguiram para o Hospital da Luz, onde iriam permanecer durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso fosse necessário.
O porta-voz da missão, o tenente-coronel Kieron Kleinert, explicou à data que esta equipa terá capacidade para "tratar oito pacientes ao mesmo tempo, 24 horas por dia, sete dias por semana", sublinhando que "apenas vai tratar doentes" Covid-19.
Leia Também: "Temos um objetivo: salvar vidas. É nisso que estamos concentrados"