"O objetivo é que, nesta nova fase do ensino à distância, os alunos e as suas famílias encontrem o apoio de que necessitam para garantir o acompanhamento das aulas síncronas e assíncronas juntos dos técnicos que compõem a equipa do PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar)", refere, em comunicado, o município, no distrito de Castelo Branco.
O PIICIE é um projeto promovido pela Câmara de Vila Velha de Ródão no âmbito da atividade Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e cofinanciado pelo Centro2020, pelo Portugal2020 e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
A equipa que integra o PIICIE, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, acrescentou novos conteúdos ao blogue criado durante o primeiro confinamento para apoiar o ensino à distância, de modo a consolidar as aprendizagens numa só plataforma, e tornar a informação mais concentrada e de fácil acesso.
"Ao mesmo tempo, foi dada continuidade às aulas de música para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, seja a nível presencial, para as crianças que têm de ficar na escola de acolhimento, ou através da colaboração durante as aulas 'online' ministradas pela professora titular", lê-se na nota.
Desde a entrada em vigor do confinamento, continuam ainda a decorrer as sessões de intervenção terapêutica ao nível da psicologia, terapia ocupacional e terapia da fala.
Estas sessões podem ocorrer de forma presencial ou 'online', de acordo com as necessidades dos alunos, da família e a interação entre os agentes educativos.
"Tendo em conta o contexto de pandemia, a equipa do PIICIE tem procurado dotar os pais e encarregados de educação de algumas ferramentas que os ajudem a identificar sinais de alerta no comportamento das crianças e jovens motivados pela situação de confinamento obrigatório, e melhor poderem apoiar os filhos perante as dificuldades que possam surgir no ensino à distância", sustenta a autarquia.