A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou, após a reunião com os seus homólogos europeus, que o grande objetivo da UE é "ter 70% da população europeia vacinada até ao final do verão".
De acordo com a governante, o objetivo é que, até ao final de março, "80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde estejam vacinados e que 70% da população europeia esteja vacinada até ao final do verão".
Durante a mesma intervenção, Marta Temido fez um resumo dos temas que estiveram em cima da mesa no encontro com todos os ministros da Saúde da UE. Em discussão estiveram as novas variantes do vírus em circulação no Continente Europeu, assim com as estratégias de testagem e a implementação dos planos nacionais de vacinação.
Os governantes debateram ainda os "certificados de vacinação" - mais conhecidos por 'passaportes' da vacinação - que podem facilitar na circulação de pessoas, em segurança, entre países. Sobre esta questão, a ministra da Saúde portuguesa disse apenas que estes documentos podem ser úteis para o "reconhecimento mútuo do estado de saúde dos cidadãos europeus".
LIVE from 13h00 (Lisbon time): joint press conference with Minister @saude_pt, Vice-President @MargSchinas and Commissioner @SKyriakidesEU .#EU2021PT
— 2021Portugal.eu (@2021PortugalEU) March 1, 2021
https://t.co/OLGdO688iP
[Notícia em atualização]
Leia Também: AO MINUTO: "70% dos profissionais de saúde já recebeu a primeira dose"