Com o objetivo de identificar e quebrar redes de contágio de Covid-19, a Câmara Municipal de Cascais informou, ontem, dia 2, que o concelho está a testar pessoas em situação de sem abrigo.
Em comunicado, a autarquia conta que esta é uma iniciativa que decorre em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais (ACES).
Os testes a esta população começaram no dia 25 de fevereiro e continuam a ser realizados todas as semanas no Centro Comunitário de Carcavelos, o Centro de Recursos da Adroana e as instalações da Ser+.
"[Pessoas em situação de sem abrigo] Já tinham solicitado a realização de testes porque também estão preocupados. Na situação de exclusão social em que vivem sentem ainda mais a pandemia, portanto, aderiram com facilidade", adiantou Filipe Silva, coordenador do projeto Esperança de Recomeçar. no concelho, na referida nota.
A Câmara esclarece também que a iniciativa está integrada num projeto europeu de financiamento da Direção Geral de Saúde da Comissão Europeia à Federação Internacional da Cruz Vermelha.
"O nosso objetivo é aumentar a capacidade de testagem a este tipo de populações mais vulneráveis", explicou Manuela Filipe, presidente da delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril.
No total, vão ser realizados cerca de 90 testes por semana nas diferentes instalações.
Leia Também: Covid-19. Centro de acolhimento aos sem-abrigo de Braga acolhe 18 pessoas