A linha do idoso da Provedoria de Justiça, que presta informações e encaminhamento relativamente aos direitos e apoios que assistem a população com idade mais avançada, em 2020, recebeu 2.967 chamadas que representam um aumento de 7% face a 2019.
Este valor traduz mais de metade do total de ligações telefónicas (4.027) recebidas pelo núcleo de atendimento do órgão, o "Núcleo-CID", que também dá apoio a crianças e pessoas com deficiências.
No ano em que a pandemia se começou a fazer sentir no país, os principais temas que motivaram o contacto à linha do idoso foram: respostas sociais (centros de dia, estruturas residenciais para idosos, serviço de apoio domiciliário) e serviços de apoio aos idosos (461), saúde (336), serviços públicos (278) e Pensões (251).
Apesar dos temas destacados pela provedoria de justiça serem os que são habitualmente encontrados na linha do idoso, a entidade garante que em 2020 notou-se um aumento significativo devido aos constrangimentos impostos pela pandemia na vida dos cidadãos.
A provedoria de justiça, órgão público que defende e promove os direitos fundamentais, garantiu ainda que manteve o mesmo modo de atuação, mas de forma intensificada, sendo que na primeira fase da crise pandémica a linha do idoso assegurou o atendimento inclusive aos fins de semana, informando os utentes sobre os respetivos direitos e fazendo o encaminhando para as entidades competentes.
Leia Também: AO MINUTO: Escolas "lugares seguros"; AstraZeneca é segura, diz Oxford