Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que o projeto tem duração de dois anos e que junta instituições de Espanha, Itália e Alemanha.
Com a denominação "R&I LOOP - Shaping the way Higher Education Institutions do Research and Innovation with and for Society", o projeto pretende alavancar um novo perfil de "universidade cívica", onde a dimensão regional, a inovação aberta e a inovação social possibilitem a adoção de estratégias, efetivamente, centradas no cidadão.
Com aprovação no âmbito da ação "KA2: Cooperação para Inovação e troca de boas-práticas, mais especificamente nas Parcerias Estratégicas para a Educação Superior", a iniciativa terá por base as áreas prioritárias da agenda da União Europeia para as instituições de ensino superior (IES) no que concerne à necessidade de redirecionar os esforços para unir educação, investigação, inovação e interação com a comunidade.
"Esta necessidade surgiu devido à constatação de que as IES têm de desenvolver novas capacidades e competências para responderem, de forma antecipada e assertiva, aos desafios societais, em contínua evolução", é referido.
Neste sentido, ressalva a nota de imprensa, "as IES devem desenvolver o seu perfil de 'universidades cívicas', a partir da intensificação das inter-relações com a sociedade, proporcionando oportunidades de inovação aberta e multidirecional entre estudantes, investigadores, empresas, instituições públicas e instituições do terceiro setor".
Citado na nota de imprensa, o docente da UBI que coordena o projeto, João Leitão, refere que "o consórcio está mobilizado, motivado e empenhado no sucesso deste projeto", em prol da construção participativa e aberta de um novo perfil de "universidades cívicas".
Fazem parte do R&I LOOP parceiros oriundos de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, respetivamente, UBI, Universidad Politecnica de Madrid, Universita Politecnica delle Marche, Johannes Gutenberg - Universitat Mainz e a consultora INOVA+.
A equipa da UBI responsável pelo projeto, que terá a duração de 24 meses, é constituída pelo docente, investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e diretor da UBIexecutive - Business School, João Leitão (coordenador) e pela investigadora do NECE e gestora da incubadora UBImedical, Dina Pereira.
Leia Também: Conselho Europeu de Inovação vai responder a "falha do mercado"