O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou hoje presença numa escola em Faro, onde prossegue o 2.º dia de vacinação dos professores e pessoal não docente do pré-escolar e do primeiro ciclo.
O ministro afirmou que o processo está a decorrer com "normalidade" e que a vacinação é "o melhor para os profissionais" da Educação.
"Trabalhamos todos os dias para que estes possam ter as melhores condições para que o sistema educativo seja robusto e para que as famílias se sintam confiantes quando entregam os seus filhos a cada uma das nossas escolas", afirmou, referindo que a vacinação destes profissionais é "absolutamente central" para a normalidade do 3.º período.
Questionado se o receio em torno da administração da vacina da AstraZeneca levou muito profissionais da área a não quererem ser inoculados, Tiago Brandão Rodrigues disse crer "que os receios foram postos de lado".
"[A vacina] teve um pequeno tropeço mas depois do que as autoridades internacionais e europeias disseram não deve restar dúvida: a vacina é segura", garantiu, fazendo saber que o próprio, quando for vacinado, sê-lo-á com esta mesma vacina.
Durante este fim-de-semana, recorde-se, deverão ser vacinados com a primeira dose da vacina "entre 65 e 70 mil professores, porque alguns já tiveram covid e não estão elegíveis ou por um ou outro motivo não quiseram ser vacinados, o que representa cerca de 1% a 2%".
Leia Também: Covid-19: 27 mil profissionais das escolas já vacinados