De acordo com a proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo de segunda-feira, foram rececionadas 225 candidaturas, tendo sido admitidas 216.
A Câmara do Porto aprovou em 08 de fevereiro a criação da "Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto - COVID.19" com uma dotação de 200 mil euros, sendo que cada entidade candidata poderá receber um apoio até ao valor máximo de 1.000 euros.
Nesta segunda edição, em face das necessidades verificadas, a autarquia propõe um aumento, no valor de 16 mil euros, da verba afeta ao programa, que no ano de 2021 passará a ter uma dotação de 216 mil euros.
Aquando da discussão da proposta em fevereiro, tinha já sido estipulado um reforço de 50 mil euros para ajudar a "mitigar as dificuldades de tesouraria que as associações enfrentam devido à pandemia".
De acordo com a documentação constante da proposta, as candidaturas selecionadas dividem-se pelas áreas da animação; educação; cultura; desporto; juventude; área social; feiras e mercados; e associações de moradores, tendo sido atribuído a cada uma delas o valor máximo, de 1.000 euros.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.961.387 mortos no mundo, resultantes de mais de 137,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.931 pessoas dos 828.857 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: AO MINUTO: País tenta recuperar rotas aéreas; Vacinas da J&J já chegaram