Os recuperados da Covid-19 vão ser vacinados já na segunda fase do processo de inoculação da população portuguesa, avança, esta sexta-feira, a RTP. Serão abrangidas inicialmente cerca de 300 mil pessoas com mais de 60 anos, que deverão receber só uma dose. De salientar que, o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), de hoje, dá conta de mais 596 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, para um total acumulado de 787.607.
"O que a DGS sempre disse foi que, enquanto houvesse uma fase de forte escassez de vacinas, as vacinas deveriam ser prioritizadas para os grupos que mais precisam e, portanto, havendo outros utentes que já tinham sido infetados e que tinham uma resistência imunológica adquirida de forma natural, quando passamos para uma fase de maior abundância de vacinas, o que se fala é dar um reforço de proteção a essas pessoas que já têm uma proteção natural", explicou o vice-almirante Gouveia e Melo à estação pública.
"E é isso que vamos fazer a partir da segunda fase, que é uma fase em que transitamos de uma escassez de vacinas para uma maior abundância de vacinas", acrescentou o coordenador da task-force.
Até hoje, indicou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) esta tarde no Twitter, foram administradas 2.334.229 doses de vacinas em Portugal - 1.707.672 de primeira dose e 626.557 de segunda.
Ainda de acordo com o boletim da DGS Portugal somou mais quatro mortes 553 novos casos de Covid-19. Desde que foi diagnosticado o primeiro caso de SARS-CoV-2 por cá, o país já contabilizou 16.937 vítimas mortais e 829.911 infeções.
O país também regista uma descida no Rt, que está hoje em 1,05 a nível nacional (estava em 1,06 na quarta-feira, data da última atualização). Em relação apenas ao continente, o Rt está em 1,04, sendo que na quarta-feira estava em 1,05.
A incidência está igualmente a recuar, sendo que é hoje de 71,6 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, a nível nacional (estava em 72,4). No que ao Continente diz respeito, a incidência cifra-se em 68,0 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes (estava em 69,0).
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 16 de abril. Mais informações em https://t.co/UrvIl44rVI#UmconselhodaDGS #sejaumagentedesaúdepública #estamoson pic.twitter.com/bwhFmkYXjs
— DGS (@DGSaude) April 16, 2021
De recordar que um estudo hoje divulgado estima que 13% da população portuguesa teria em março anticorpos contra o Coronavírus da Covid-19 após a infeção natural, uma percentagem que sobe para 17% quando incluídas as pessoas vacinadas.
O estudo, designado Painel Serológico Longitudinal Covid-19, analisou a presença de anticorpos para o SARS-CoV-2 em colheitas de sangue feitas entre 1 e 17 de março, em Portugal continental e ilhas, com uma amostra representativa da população portuguesa.
[Notícia atualizada às 19h25]
Leia Também: Estudo estima 17% com anticorpos em março após infeção e vacinação