Numa nota divulgada esta quinta-feira, a Autoridade Marítima Nacional assinala que a previsão do vento e do estado do mar "aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima" no Arquipélago dos Açores e na costa Oeste de Portugal Continental, entre a noite de hoje e as 12h00 de sábado, dia 24 de abril.
Quanto a agitação marítima, esta será caraterizada por ondulação (...) com altura significativa que poderá atingir os quatro metros, e uma altura máxima de sete metros,
"O vento poderá registar intensidade média superior a 60 Km/h e rajadas superiores a 90 Km/h, provenientes do quadrante Nor-Noroeste, situando-se a precipitação entre os 2 e 18 mm/6h", referem as autoridades.
Tendo em conta a situação prevista, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, "em especial à comunidade piscatória e marítima que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".
Recomenda-se o "reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas" e aconselha-se igualmente a que os marítimos "mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica", evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral "desaconselha-se as deslocações e a prática de atividades na orla costeira, em especial em zonas expostas à agitação marítima." E, caso exista "absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante e prudente", pedem as autoridades.
De acordo com o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental será afetado pela depressão Lola a partir de amanhã. Assim, prevê-se, para o final desta semana e início da próxima, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Ocasionalmente os aguaceiros poderão ser de granizo, principalmente no sábado, dia 24.
Leia Também: Vem aí a depressão Lola. Traz chuva, trovoada, vento e agitação marítima