Portugal vai apoiar o Brasil no combate à Covid-19 com o envio de medicamentos para uso hospitalar, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta sexta-feira.
O lote de medicamentos Atropina Lebesfal chega hoje a São Paulo, numa entrega feita pelo Governo português através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em articulação com a Embaixada do Brasil em Lisboa.
"Portugal mobiliza-se, deste modo, uma vez mais, contribuindo para o esforço que se vem desenvolvendo no desafiante combate a esta pandemia, numa manifestação de solidariedade com todos os cidadãos brasileiros", lê-se no comunicado.
Portugal responde assim ao pedido formulado pelo Ministério da Saúde do Brasil, no âmbito do combate à pandemia.
O Brasil ultrapassou na quinta-feira a trágica marca das 400 mil vítimas mortais (401.186) devido à Covid-19, após 14 meses de pandemia no país, sendo a segunda nação com mais óbitos em todo o mundo.
O país sul-americano precisou de pouco mais de um mês (36 dias) para passar dos 300 mil aos 400 mil mortos, somando 100 mil óbitos nesse intervalo de tempo.
Em relação às infeções, o Brasil totaliza 14.590.678 casos positivos, sendo o terceiro país com mais diagnósticos de Covid-19.
Entre os fatores que potenciaram o repentino aumento de mortes e casos no país estão a circulação de variantes mais infecciosas, incluindo duas de origem brasileira, conhecidas como P.1 e P.2, o relaxamento de medidas restritivas e a exaustão do confinamento.
Leia Também: Primeiro lote da Pfizer chega ao Brasil com mais de 1 milhão de vacinas