O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge está a colaborar com a Sociedade Portuguesa de Pediatria para desenvolver um registo nacional de casos de Covid-19 em crianças que tenham necessitado de internamento hospitalar.
Este registo visa a compilação sistemática e estruturada de informação clínica, laboratorial e epidemiológica sobre os episódios de internamento com infeção por SARS-CoV2 em idade pediátrica.
O objetivo "é contribuir para o melhor conhecimento da epidemiologia, apresentação, necessidades de cuidados e evolução do vírus em crianças".
Além disso, o registo vai permitir analisar os casos de transmissão para o bebé durante a gravidez e identificar particularidades diferenciadoras da infeção ao longo do espectro da idade pediátrica e das vias de transmissão.
"As entidades responsáveis pelo projeto esperam também identificar fatores preditivos da gravidade da doença, complicações e sequelas, mas também descrever a sua gravidade e evolução", observa ainda o Instituto Ricardo Jorge.
Leia Também: BioNTech: Vacina para crianças dos 12 aos 15 anos pode chegar em junho