No Dia Mundial da Língua Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, onde as selfies regressaram. Em tempos de desconfinamento, os alunos aproximaram-se do Presidente da República e voltou a atestar-se a popularidade das fotografias com o chefe de Estado.
Na escola, Marcelo Rebelo de Sousa foi ainda fotografado a observar uma imagem do pai, Baltasar, que inaugurou o estabelecimento - pode vê-la na galeria acima.
Durante a visita, o Presidente da República defendeu a necessidade de existirem "mais condições para se falar e ler mais português", considerando que se tal não for feito "o português tenderá não a crescer, mas a morrer".
Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância de se dar "uma vida nova" ao Plano Nacional de Leitura, às escolas, às famílias e comunidade em geral.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019, assinala-se hoje e as celebrações decorrem em 44 países, com mais de 150 atividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, esse número cresça para quase 400 milhões e, em 2100, para mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas.
Globalmente, 3,7% da população mundial fala português, que é língua oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países (CPLP) e em Macau.
Leia Também: Marcelo diz que Europa está "no bom caminho" para poder utilizar fundos