A GNR refere em comunicado hoje divulgado que a "Operação Peregrinação Segura" é realizada "de modo a garantir a segurança durante o deslocamento dos peregrinos, assim como o controlo do tráfego rodoviário e a tranquilidade pública no Santuário e zona envolvente, durante a realização das celebrações religiosas de 12 e 13 de maio".
A fonte lembra na nota que as celebrações deste ano, devido à pandemia de covid-19, deverão ocorrer de acordo com as regras estabelecidas, ao abrigo da legislação em vigor e segundo as orientações da Direção-Geral da Saúde.
O acesso aos parques de estacionamento, em Fátima, estará condicionado à lotação máxima no interior do Recinto de Oração, que irá estar restrito a 7.500 peregrinos, é referido.
A GNR apela "à consciência dos cidadãos para a importância do cumprimento das regras e das indicações das autoridades" e lembra que os peregrinos devem evitar os ajuntamentos e cumprir as regras de distanciamento físico, do uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos.
Apesar de o Recinto de Oração estar restrito a 7.500 peregrinos, a GNR aconselha àqueles que se desloquem a pé que não andem na estrada, mas sim pela berma contrária ao sentido do trânsito e em fila.
"Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões", "usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores", "não andar sozinho(a) durante a noite" e "sinalizar o início e fim dos grupos e, se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada", são outras das recomendações.
Aos peregrinos que se dirigem a pé para o Santuário de Fátima é também aconselhado que não usem auscultadores, tomem "especiais cuidados ao atravessar as vias" e que cumpram as regras sanitárias em vigor, bem como o uso de máscara e distâncias de segurança.
Leia Também: Rumo a Fátima. PSP dá conselhos aos peregrinos para se manterem seguros