Os Açores ultrapassaram este sábado a fasquia das duas mil vacinas contra a Covid-19 inoculadas num só dia, anunciou hoje o governo regional.
Durante uma visita, esta tarde, ao centro de vacinação instalado no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, o secretário Regional da Saúde e do Desporto afirmou que o marco alcançado "é um registo de como este processo está a decorrer, nesta nova fase , com maior intensidade, em que vacinar nos Açores começa a atingir uma parte substancial da população".
Clélio Meneses refere ainda que o trabalho "extraordinário" dos Hospitais da Região e da Unidade de Saúde e de Ilha de São Miguel "demonstra a capacidade instalada que queremos incrementar nos próximos tempos, para que quando chegarmos ao final de junho, já tenhamos uma parte substancial da população vacinada, com cerca de 200 mil pessoas".
Em comunicado, a Secretaria Regional da Saúde e do Desporto explica que o objetivo é garantir 100 mil doses administradas até ao final da próxima semana e 200 mil até ao final de junho.
"Neste processo cada vez mais rápido e massivo, entendemos que estamos a garantir a proteção dos açorianos ao nível da vacinação", frisou também o secretário regional.
Clélio Menezes explicou que as vacinas estão "finalmente a chegar num volume significativo" e que, graças a isso, a capacidade de resposta está a aumentar.
"A nível nacional, a expetativa é que na próxima semana se alcance a faixa dos 60 anos, é isso que também garantimos nos Açores", referiu.
Instado a comentar a possibilidade da vacinação massiva em Rabo de Peixe, Clélio Meneses referiu que "o processo de vacinação é dinâmico e tem evoluído com sucessivas alterações, adequando às circunstâncias. Esta questão não está excluída, mas também não está determinada. Agora é de administrar as vacinas conforme está planificado".
Clélio Meneses garante que o trabalho que está a ser desenvolvido "com rigor, com um novo coordenador que já foi apresentado e também com toda a estrutura instalada nas unidades de saúde de ilha, nos hospitais e com o extraordinário trabalho que os profissionais de saúde estão a desenvolver".
O Secretário Regional da Saúde e Desporto deixou palavras de apreço na passagem pelo Hospital de Angra do Heroísmo, onde começaram hoje a ser vacinados os docentes e não docentes das escolas da Terceira, como já está a acontecer em São Miguel e começa na segunda-feira nas restantes ilhas do arquipélago.
Leia Também: Açores com 27 novos casos em São Miguel e 16 recuperados