"Parte do movimento de teatro independente que ganhou corpo no pós-25 de Abril, o Teatro Aberto permanece central no panorama cultural português. Saúdo João Lourenço e a sua equipa pelo 45.º aniversário da companhia e por fazerem do teatro um espaço de encontro. Parabéns!", escreveu o chefe do Governo na rede social Twitter.
O Teatro Aberto assinala hoje 45 anos de vida na Praça de Espanha, em Lisboa, com a transmissão, exclusivamente 'online', de uma iniciativa intitulada "Entrementes".
A partir das 21h00, gratuitamente através do 'site' do teatro, vai ser possível assistir a "documentários, entrevistas e inéditos", incluindo uma nova versão do documentário "Olhar e voltar a olhar", sobre a construção de dois teatros inaugurados naquela praça, e de "Descobrir", de João Lourenço e Eduardo Breda.
Formado em 1966 enquanto Grupo 4 por Irene Cruz, João Lourenço, Morais e Castro e Rui Mendes, o coletivo estreou o palco do Teatro Aberto na Praça de Espanha em 25 de maio de 1976 com "O Círculo de Giz Caucasiano", de Bertolt Brecht, que se manteve em cena durante cerca de um ano.
Em 1982, é formada a cooperativa Novo Grupo de Teatro, sediada no Teatro Aberto.
Leia Também: Costa afirma que há uma recuperação heterogénea dos vários setores