Na sequência do Conselho de Ministros desta quarta-feira, António Costa destacou, quanto à evolução dos concelhos no nível de desconfinamento, que há, "basicamente, uma estabilização relativamente à semana anterior".
De acordo com comunicado relativamente à aplicação das medidas a nível territorial a que o Notícias ao Minuto teve acesso, não há nenhum concelho a retroceder no plano de desconfinamento.
Há, porém, dois concelhos que não avançam e se mantêm na 3.ª fase de 19 de abril, são eles a Golegã e Odemira.
Arganil e Montalegre são, por sua vez, os dois concelhos que avançam no nível de desconfinamento esta semana para a 4.ª e última fase do plano, onde se encontra a quase totalidade do território continental.
Quanto à situação de alerta, há três entradas: Braga, Cantanhede e Castelo de Paiva e três concelhos que se mantêm, designadamente Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra.
De salientar também que há quatro concelhos que saem desta situação de alertam, a saber: Chamusca, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.
Síntese do Mapa de Risco© DR
De recordar que o Governo decidiu hoje manter a atual matriz de risco, mas vai passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.
"Mantendo a matriz, ela será aplicada distintamente nos territórios de baixa densidade e nos territórios de alta densidade", afirmou o primeiro-ministro, explicando que nos primeiros só serão aplicadas restrições se excederem o dobro dos limiares fixados para a generalidade do território nacional.
Leia Também: O que vai mudar no plano de desconfinamento com a chegada do verão?