A vacina contra a Covid-19 da Janssen já pode ser administrada a homens a partir dos 18 anos, em Portugal. A alteração surge de uma atualização à norma de restrição da vacina do grupo Johnson & Jonhson levada a cabo, esta terça-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
A atualização, refere a autoridade de saúde, tem por base "novos dados disponíveis nos EUA que indicam um risco particularmente reduzido" de fenómenos trombóticos após a administração desta vacina nas pessoas do sexo masculino, mesmo nos com menos de 50 anos de idade".
A restrição de idade do uso da vacina de dose única é assim levantada para o sexo masculino. Contudo, para as mulheres continua a ser recomendada apenas a administração da Janssen a partir dos 50 anos.
"As pessoas do sexo feminino com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina Covid-19 Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido", esclarece também a norma.
O coordenador da task force para o plano da vacinação, Henrique Gouveia e Melo, já tinha revelado, na semana passada, que a DGS estava a analisar a possibilidade da administração da Janssen a homens a partir dos 18 anos.
Portugal, a par de outros países europeus, decidiu recomendar a administração da Janssen a pessoas a partir dos 50 anos, após a Agência Europeia de Medicamentos ter concluído que poderá existir uma eventual relação entre esta vacina e a formação de coágulos sanguíneos.
Leia Também: AO MINUTO: Argumentos britânicos "inválidos"; Mais mil óbitos no Brasil