Os maiores de 55 anos já podem, a partir desta quinta-feira, ser vacinados contra a Covid-19 sem marcação prévia. A modalidade 'casa aberta', que abrangia os maiores de 60 anos, foi hoje alargada.
"A partir de 17 de junho a modalidade 'casa aberta' fica disponível para a vacinação com primeiras doses de utentes com idade superior a 55 anos", refere uma nota divulgada pela equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que criou este sistema para "assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação".
A task force relembrou ainda que a vacinação no âmbito deste sistema exige que os utentes se dirijam "obrigatoriamente" ao centro de vacinação do local onde estão inscritos no centro de saúde, que normalmente corresponde à área de residência.
De acordo com dados revelados esta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, já foram administrados 6.879.429 milhões de vacinas contra a Covid-19. Destas, 4.500.125 correspondem a primeiras doses e 2.379.304 a pessoas com o esquema vacinal completo.
Recorde-se ainda que, se tem entre 40 e 55 anos (sendo que a partir dessa idade já não precisa de o fazer), pode autoagendar a toma da vacina contra o SARS-CoV-2 aqui.
Já foram administradas 6 879 429 vacinas contra a Covid-19 em #Portugal. Saiba como será convocado e outras informações sobre o processo de vacinação. #COVID19PT #SNS #Saúde pic.twitter.com/DYO9d46qPT
— Saúde PT (@saude_pt) June 17, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Vacinados e recuperados não devem ser obrigados a teste