Pode não parecer, mas o verão chegou na segunda-feira - cinzento e até com chuva em algumas regiões do país - e, embora tenha trazido dias quentes a várias cidades europeias, em Portugal, quase nem demos por ele. Esta quarta-feira, as previsões apontam para uma alteração do panorama, com o calor (finalmente) a convidar a uma ida à praia.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia será de céu pouco nublado ou limpo de Norte a Sul, com subida das temperaturas máximas.
Em Lisboa e em Faro, os termómetros podem chegar aos 27ºC, enquanto em Évora e Beja podem atingir os 30ºC.
No Norte, o Porto não vai além dos 22ºC, enquanto Braga chega aos 25 graus.
Entre amanhã e sexta-feira, deverão registar-se as temperaturas mais altas da semana. Com a retirada do ar frio em altitude, prevê-se uma escalada acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas, que irão rondar os 30ºC em praticamente todo o território continental, podendo chegar aos 35ºC em Santarém e no Alentejo.
Só nos Açores, devido à passagem de uma superfície frontal fria, deverá chover com alguma intensidade na quinta-feira. As máximas podem chegar, ainda assim, aos 23 graus, tal como na Madeira.
Por estes dias, também o risco de exposição aos raios UV está muito elevado em todo o país, com o IPMA a alertar para a utilização de "óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol".
No continente, a tendência mantém-se nos próximos dias com os valores nesta escala de radiação UV a chegarem aos 10, em vários distritos, na próxima sexta-feira.
PREVISÃO PARA HOJE 23/06 (Continente)
— IPMA (@ipma_pt) June 23, 2021
Céu pouco nublado ou limpo. Vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas. Pequena subida da temperatura máxima.
Leia Também: Onda de calor histórica em Moscovo atinge recorde com 120 anos