A bastonária dos enfermeiros defendeu, esta terça-feira, na SIC Notícias, que a vacinação contra a Covid-19 não deve ser obrigatória para os profissionais de saúde.
Para Ana Rita Cavaco o número de enfermeiros que não se quis vacinar "é residual", por isso, a estratégia do Governo deve passar pela "informação e sensibilização" e não pela obrigatoriedade.
"O melhor caminho é o da informação e sensibilização. É muito importante que a DGS divulgue os dados da adesão e da recusa ao processo de vacinação em Portugal, porque temos a sensação que é muito diferente destes países que agora tomaram esta medida e achamos isso porque Portugal é dos países do mundo que tem as melhores taxas de adesão à vacinação", explicou a profissional de saúde, acrescentando, contudo, que "a haver uma obrigatoriedade, esta não deve ser aplicada apenas a grupos específicos".
"Ou é para todos ou não é para ninguém, mas para nós o caminho não deve ser esse", reiterou Ana Rita Cavaco.
Durante a sua intervenção, a bastonária dos enfermeiros aproveitou ainda para apelar á vacinação e recordar que "esta é a nossa melhor arma neste momento" contra a pandemia que mudou o mundo.
Recorde-se que, França, Grécia e Reino Unido anunciaram a obrigatoriedade das vacinas para os profissionais de saúde, esta semana.
Leia Também: Vacinação obrigatória é "um não assunto em Portugal"