No boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional refere que, em São Miguel, quatro dos novos casos se referem "a viajantes, não residentes, com resultados positivos ao 6.º dia", sendo os restantes casos "decorrem de transmissão comunitária" na maior e mais populosa ilha açoriana.
No concelho de Ponta Delgada foram registados 26 novos doentes, na Ribeira Grande cinco novos casos, na Lagoa outros tantos, ao passo que, em Vila Franca do Campo, há três novos casos e no Nordeste foram identificados dois novos doentes.
Na Terceira há dois novos casos de "viajantes interilhas provenientes de São Miguel, com resultados positivos à chegada".
No Pico, há registo de dois novos doentes, "um residente, com resultado positivo à chegada, proveniente de São Miguel" e "outro não residente, com resultado positivo ao 6.º dia, referente a viagem interilhas, proveniente de São Miguel".
O Faial conta também com dois novos casos, "um dos quais resultante de rastreio a um viajante residente, com resultado positivo ao 6º dia, originando nova cadeia de transmissão primária", enquanto "o outro foi resultante de rastreio a residente".
A Autoridade de Saúde Regional informa também que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 2.576 análises nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 42 recuperações: 39 em São Miguel, uma no Faial e duas na Terceira.
Nos Açores, estão internados 13 doentes com covid-19: 12 no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, um dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Um doente está internado no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.
O arquipélago conta presentemente com 386 casos positivos ativos, sendo 345 em São Miguel, 18 na Terceira, 10 no Pico, cinco em São Jorge, cinco nas Flores e três no Faial.
Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.810 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.246 pessoas e falecido 34.
"Desde 31 de dezembro de 2020 e até 8 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com, pelo menos, uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%)", no âmbito do Plano Regional de Vacinação.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.053.041 mortos em todo o mundo, entre mais de 187,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.173 pessoas e foram registados 912.406 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Leia Também: Carlos Furtado deixa de representar o Chega no parlamento açoriano