O matemático Henrique Oliveira defendeu que a tendência de agravamento da pandemia no país "está a inverter" e previu que os números epidemiológicos comecem a descer dentro de duas semanas.
"Dentro de 15 dias vamos começar a descer. Isso é um facto quase impossível de evitar. Vamos começar a descer. O Rt já está a descer, infelizmente na região Norte subiu a valores muito altos mas, neste momento, está a começar a inverter esta tendência", considerou o especialista, em declarações, ontem à noite, na SIC Notícias.
Sobre os últimos números epidemiológicos, divulgados ontem pela Direção-Geral da Saúde e que deram conta de que havia mais 4.153 contágios e mais nove óbitos em Portugal devido à Covid-19, o matemático sublinhou que estes dados também se prenderam "com o facto de anteontem terem havido menos" notificações.
"Ou seja, isto tudo depende também de um grande equilíbrio que o próprio sistema de Saúde vai ter de fazer", apontou ainda.
Portugal registou esta quarta-feira o maior número de casos diários de Covid-19 desde 10 de fevereiro. Segundo os dados divulgados pela DGS, foram diagnosticados 4.153 contágios e mais nove óbitos em 24 horas.
Leia Também: AO MINUTO: Infarmed investiga Janssen; Algarve com recolher obrigatório?