"Muitos parabéns por esta belíssima medalha! A tua tenacidade, o teu compromisso e todo o teu trabalho enchem-nos de orgulho. Vivemos cada pagaiada com emoção e gritámos na meta com o teu êxito", referiu o ministro, que tem a tutela do desporto, numa mensagem na rede social Twitter.
Fernando Pimenta, de 31 anos, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1.000 metros de Tóquio2020 em 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).
Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assinalou a conquista de Fernando Pimenta, que considerou um "atleta extraordinário".
“Grande @FPimenta13! Muitos Parabéns por esta belíssima medalha ! A tua tenacidade, o teu compromisso e todo o teu trabalho enchem-nos de orgulho. Vivemos cada pagaiada com emoção e gritámos na meta com o teu êxito” - ME.@COPPORTUGAL #JogosOlimpicos https://t.co/1iGrFH3uoK
— Educação PT (@Educacao_PT) August 3, 2021
"Portugal conquista mais uma medalha de bronze, medalha de terceiro lugar! Grande Fernando Pimenta, com a sua segunda medalha olímpica, depois da prata em Londres2012. Um atleta extraordinário, um percurso desportivo ímpar e que merece todo o reconhecimento. Grande abraço a toda a equipa", disse, numa mensagem no Twitter.
Com três medalhas conquistadas em Tóquio2020, uma vez que Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto, Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles1984 e Atenas2004.
Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial, juntamente com os atletas Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro e o cavaleiro Luís Mena Silva.
Leia Também: Canoísta Fernando Pimenta conquista medalha de bronze em K1 1.000