"O objetivo de ter 70% da população de Portugal continental vacinada contra a COVID-19, com pelo menos uma dose, foi hoje atingido, antes ainda da data inicialmente prevista". A informação foi revelada esta sexta-feira pelo ministério da Saúde, em comunicado.
Já foram administradas, em Portugal continental, "cerca de 12,1 milhões de vacinas", que permitiram vacinar, "com pelo menos uma dose, mais de 6,9 milhões de pessoas, das quais à volta de 6,2 milhões já têm o esquema vacinal completo".
Quanto à população com 16 ou mais anos, "estima-se que já cerca de 82% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 75% já terão a vacinação completa".
Na mesma nota enviada às redações, é ainda referido que o ritmo de vacinação das duas últimas semanas "tem-se mantido elevado", com uma "média acima das 80 mil vacinas administradas por dia".
Alcançámos hoje o objetivo de ter 70% da população de #Portugal continental com pelo menos uma dose da vacina contra a #COVID19. Obrigado a todos por colaborarem neste esforço coletivo de combate à pandemia.
— República Portuguesa (@govpt) August 6, 2021
Juntos venceremos o vírus.#VacinaçãoCOVID19 #EstamosOn pic.twitter.com/1cRdYGHtWB
Está previsto que este ritmo "possa vir a ser acelerado durante o mês de agosto, graças a uma maior disponibilidade de vacinas, resultado dos esforços de negociação do Governo Português". Cumprindo-se o previsto, "deverão chegar quase 3 milhões de vacinas até ao final deste mês" de agosto.
A tutela termina afirmando que "este marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação, incluindo forças armadas, forças de segurança e autarquias, bem como à grande adesão demonstrada pelos portugueses".
De recordar que, esta quinta-feira, em visita a centros de vacinação no Algarve, o vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task-force, apontou que já estávamos "a menos de um ponto percentual" dos 70% de imunidade, que tinha sido apontada para entre "8 e 15 de agosto".
[Notícia atualizada às 15h44]
Leia Também: AO MINUTO: Menor n.º de casos ativos em quase um mês. Incidência a baixar