Há mais de 50 surtos Covid-19 em lares de idosos no país, infetando 1.192 utentes e funcionários, adiantou esta segunda-feira a SIC Notícias.
De acordo com o canal, a maioria destes doentes foi vacinada entre janeiro e março deste ano e apresenta sintomas ligeiros. No entanto, quatro idosos diagnosticados com o novo vírus e com o esquema vacinal completo já morreram.
Neste momento, um dos surtos que mais preocupa é num lar de Almodôvar, que conta com 45 contágios ativos, 38 idosos e sete funcionárias.
O surto em Proença-a-Nova também já conta com 153 casos, sendo que cinco utentes encontram-se ventilados no lar.
Em declarações ao canal da estação televisiva, a Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos apelou para que uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 seja ponderada, num momento em que o Governo diz estar à espera de mais dados científicos para tomar uma decisão sobre a matéria.
"Sem vacina teria sido catastrófico como foi o ano passado e no princípio deste ano", alertou João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos, salientando a importância da vacinação contra a Covid-19 na população mais idosa.
Importa recordar que os últimos dados divulgados pela task force indicam que apenas 1% dos utentes e 3,4% dos funcionários ainda se encontram por vacinar.
Leia Também: Mil idosos em lares estão por vacinar