Entre os 12 e os 15 anos? Eis as datas para o autoagendamento e vacina
Autoagendamento para os utentes com idade idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto". Objetivo é agilizar o processo de vacinação dos mais novos antes do ano letivo.
© Getty Images
País Covid-19
Após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter recomendado a vacinação universal dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a Task Force indicou, esta quarta-feira, em comunicado, as datas para o agendamento exclusivo e inoculação desta faixa etária.
Assim, "durante o período de 12 a 14 de agosto, o autoagendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto".
"Os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 21 e 22 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 11 e 12 de setembro", revelou ainda a equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.
Já "os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 28 e 29 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 18 e 19 de setembro".
Face a este plano, explica a Task Force, o autoagendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto" (próximo domingo).
Antes do comunicado oficial da Task Force, o vice-almirante adiantou que o processo de vacinação dos jovens a partir dos 12 anos deveria começar no fim de semana de 21 e 22 de agosto, dizendo esperar que seja concluída durante setembro. "Temos um plano, um calendário, que foi desenhado para que os adolescentes estivessem vacinados antes do início da época escolar", disse, em declarações à SIC.
"É o primeiro fim de semana em que vamos começar a vacinar esta faixa etária que foi agora aberta por autorização da Direção-Geral da Saúde (DGS)", avançou Gouveia e Melo, explicando que, para já, os fins de semana serão o período privilegiado para a vacinação desses jovens.
Ontem, a DGS recomendou a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco. São, ao todo, 400 mil jovens que estarão elegíveis para serem inoculados.
[Notícia atualizada às 14h50]
Leia Também: AO MINUTO: Portugal estabiliza no 'laranja'; Internamentos a descer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com