"Numa pandemia, não ser vacinado com a vacina é ser vacinado com o vírus"
Gouveia e Melo voltou a referir-se à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos. "Quanto mais pessoas nós pudermos vacinar, menos água tem o vírus para nadar", referiu o vice-almirante.
© Global Imagens
País Covid-19
Gouveia e Melo falou aos jornalistas a partir de Viseu, onde visitou um centro de vacinação contra a Covid-19 e o tema foi, à semelhança do que tinha ocorrido ao final da manhã, a vacinação dos jovens da faixa etária entre os 12 e os 15 anos.
"Temos cerca de 400 mil jovens nessa situação. Espero que os pais desses jovens percebam uma coisa muito simples, que é: a vacina é segura; a vacina é eficaz e, numa pandemia, não ser vacinado com a vacina é ser vacinado com o vírus. É uma questão de tempo", começou por afirmar sobre este tema.
O coordenador da Task Force prosseguiu, alertando que "se não quiserem ser vacinados, correm o risco desses jovens serem infetados pelo vírus". "Porque nós vivemos num tempo pandémico e só com esta variante, só com uma grande percentagem de vacinação é que conseguimos, de alguma forma, ir proteger os mais jovens - os que ainda não estão em idade de vacinação", acrescentou.
Assim, salientou Gouveia e Melo, "quanto mais pessoas nós pudermos vacinar, menos água tem o vírus para nadar". E, "enquanto nas variantes anteriores, a imunidade de grupo era calculada em 70%, com esta variante - que é muito mais agressiva - a imunidade de grupo está nos 85% para cima".
Como vai ser a vacinação dos jovens dos 12 aos 15 anos?
De recordar que, após a Direção-Geral da Saúde (DGS) ter recomendado a vacinação universal dos jovens entre os 12 e os 15 anos, a Task Force indicou, esta quarta-feira, em comunicado, as datas para o agendamento exclusivo e inoculação desta faixa etária. "Durante o período de 12 a 14 de agosto, o autoagendamento será exclusivo para os utentes dos 12 aos 15 anos de idade, a vacinar nos fins de semana de 21 e 22 de agosto e de 28 a 29 de agosto".
"Os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 21 e 22 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 11 e 12 de setembro", indicou ainda a equipa liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.
Já "os utentes dos 12 aos 15 anos que forem vacinados com a primeira dose em 28 e 29 de agosto serão inoculados com a segunda dose no fim de semana de 18 e 19 de setembro".
Face a este plano, explica a Task Force, o autoagendamento para os utentes com idade igual ou superior a 18 anos ficará suspenso "durante o período de 12 a 14 de agosto", sendo "retomado a 15 de agosto" (próximo domingo).
[Notícia atualizada às 16h20]
Leia Também: AO MINUTO: Vacinação de jovens arranca dia 21; Imunidade? Não é possível
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com